Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)
O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), também conhecido como Concreto Asfáltico, é um tipo de concreto utilizado para pavimentação de estradas com a função de impermeabilizar e conferir um acabamento nivelado e resistente ao elemento. No Brasil, possuímos basicamente dois tipos de revestimentos para estradas, de concreto e concreto asfáltico, sendo cerca de 95% das estradas pavimentadas com concreto asfáltico.
Composição do CBUQ
O CBUQ é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.
Cimento Asfáltico
O cimento asfáltico é um material obtido por meio da destilação do petróleo e tem como principal função a ligação entre os materiais da mistura, semelhante aos cimentos de concretos convencionais utilizados em estruturas. É classificado de acordo com sua resistência à penetração e viscosidade, analisados por meio de ensaios em laboratório específicos.
Agregado Graúdo
O agregado graúdo pode ser pedra britada, seixo rolado, preferencialmente britado, escória ou algum outro material. Algumas universidades brasileiras chegaram a desenvolver o asfalto borracha, reutilizando pneus processados como agregado graúdo, também conhecido como Asfalto Modificado por Borracha (AMB), com registros no Brasil desde 1900.
Agregado Miúdo
O agregado miúdo pode ser areia, pó-de-pedra, a mistura de ambos ou outro material indicado em especificações complementares.
Material de Enchimento (filler)
A aplicação do material segue a norma DNER-EM 367, onde os materiais (cimento Portland, cal extinta, pós calcários, cinza volante, etc.) são finamente divididos e limpos, eliminando-se torrões de argila e impurezas. Essa mistura deve estar seca.
Aplicação do CBUQ
Saindo da usina ainda quente e atendendo as especificações técnicas do projeto, o concreto asfáltico é transportado por caminhões basculantes para o local de aplicação. Chegando lá é transferido para máquinas com a função de espalhar a mistura de maneira adequada, às vibroacabadoras. Essas máquinas permitem espalhar de maneira bem uniforme a mistura no pavimento, nivelando e pré-compactando o asfalto; as vibrações ajudam ainda a reduzir a quantidade de espaços vazios na massa. Após aplicação o pavimento é novamente compactado por rolos compactadores, rolos pneumáticos ou metálicos, que conferem maior estabilidade ao pavimento, deixam a superfície suave, fazem com que a distribuição de carga no pavimento seja mais eficiente, reduzem os vazios, aumentam a vida útil e permitem um pavimento desempenado.
Pesquisas Recentes
Para pesquisas recentes sobre o CBUQ e sua aplicação, recomendo consultar o Google Scholar ou PubMed, que fornecem uma ampla gama de literatura acadêmica sobre o assunto.
O CBUQ é uma solução eficaz para a pavimentação das estradas. Sua composição permite uma aplicação eficiente e durável. No entanto, como qualquer tecnologia, é importante manter-se atualizado com as pesquisas mais recentes para garantir que as melhores práticas estejam sendo seguidas.
Espero que este artigo tenha sido útil para entender melhor a importância das estruturas na construção civil. Se você precisar de mais informações, fique à vontade para perguntar.

Comentários
Postar um comentário